Novas Postagens

// Posted by :Alysson Borges



https://imgnzn-a.akamaized.net///2015/07/20/20154054622750-t1120x480.jpg


Lembra-se daquele incrível curta que “transformou” o Internet Explorer em uma poderosa garota-mágica e a colocou para enfrentar um exército de robôs gigantesco em uma cena de batalha que não deixava devendo contra nenhum anime? Pois bem, saiba que isso não é novidade no Japão – já faz algum tempo que empresas de tecnologia têm suas próprias mascotes de sistemas operacionais e softwares. Todas, é claro, com visual de anime.
O fenômeno, inclusive, tem nome por lá: OS-tan. Para os curiosos leigos em japonês, esse termo é resultado da junção da sigla para “Sistema Operacional”, em inglês, com “tan”, um honorífico utilizado no Japão para se referir de maneira especialmente carinhosa a garotas “fofas”.
Só a ideia deve dar uma boa ideia do que esperar. Em resumo, todas as garotas criadas pelas empresas – ou melhor, criadas pela Microsoft, que era a única a ter suas OS-tans oficiais até recentemente – trazem um visual “bonitinho”, cheio de detalhes que remetem ao seu próprio sistema operacional (seja em um adereço, nas cores da roupa ou em algo parecido).

Conhecendo a família Madobe

Você acha que a maluquice ia parar por aí? Pois saiba que está bem enganado. O fato é que a Microsoft não se satisfez a criar simples mascotes para seus produtos: as personagens têm também uma história e, como seu nome indica, possuem suas próprias famílias e grau de parentesco. Vai entender...
ADVERTISEMENT

Internet Explorer: Inori Aizawa



A mais famosa da lista desde sua rápida animação, Inori era uma garota desajeitada e lenta, mas que, com o passar dos anos, tornou-se muito melhor e mais confiante de suas capacidades; basicamente, é tudo aquilo que a empresa de Bill Gates tentou passar com o Internet Explorer após todos esses anos. Embora não seja membro da família “oficial” do Windows, Inori é muito amiga de Yu e Ai Madobe, além de prima de Hikaru Aizawa.


Microsoft Silverlight: Hikaru Aizawa

Usada pela Microsoft Taiwan para promover o plugin Silverlight, Hikaru não apenas é bastante presente no território chinês como também possui vídeos com animações explicando ao público como utilizar a ferramenta da empresa.

Microsoft Virtualization





Por mais que a Microsoft tenha criado toda uma gigantesca “família” de mascotes, isso não quer dizer que todas recebam essa atenção. É o caso da personagem do Microsoft Virtualization, que não tem nome ou história.

Windows Azure: Claudia Madobe

Prima distante de Mutsumi e Nanami Madobe, além de uma das mais famosas de toda a linha de OS-tans da Microsoft, Claudia Madobe aparece em praticamente todas as páginas nipônicas relacionadas aos softwares da nuvem e o sistema Azure, ensinando desenvolvedores a lidar com as ferramentas da plataforma.
Não achou suficiente? Então vale notar que ela tem até mesmo sua própria página, chamada Cloud Girl, que traz wallpapers, histórias em quadrinhos e vídeos dela em ação. Claudia, inclusive, foi distribuída na forma de uma figura para os compradores do Visual Studio.

Windows 7: Nanami Madobe

A primeira entre todas as OS-tans feitas pela Microsoft pode até representar um sistema operacional antigo, mas a personagem, que teve aparições em várias imagens, wallpapers oficiais e até mesmo vídeos, ainda se mantém ativa, com sua própria conta de Twitter oficial.


Windows 8: Yu Madobe e Ai Madobe

Vindas para representar os Windows 8 e RT, Yu e Ai Madobe são as mais recentes mascotes já “lançadas” pela Microsoft. Ambas vieram para promover o uso do sistema operacional no mercado da montagem de PCs – uma das áreas com maior número de gamers e otakus.

Windows 10

 

Revelada pela Microsoft apenas alguns meses atrás, a simpática garota de cabelos azuis da imagem acima ainda não teve seu nome oficial revelado (o que deve ocorrer apenas com o lançamento do próprio Windows 10). Sabe-se, no entanto, que a nova integrante da família Madobe tem 17 anos e vem de 100 anos no futuro; obviamente, ela trabalha em uma loja de eletrônicos em Akihabara e tem nos jogos seu hobby favorito.

De memes a mascotes

 

Curiosamente, tudo começou como uma simples brincadeira feita por artistas pela internet, que resolveram criar versões humanoides de seus sistemas operacionais favoritos. A ideia não só ficou muito bem-feita, como chamou a atenção do braço nipônico da Microsoft; essa, por sua vez, adaptou o conceito e criou suas próprias OS-tans, que são usadas para promover seus produtos não apenas no Japão, como também Taiwan e Cingapura.
Não é exatamente surpresa dizer que a ideia fez um enorme sucesso. Por lá, as personagens são usadas em diversas promoções das empresas – principalmente quando têm relação com o mundo gamer e otaku. Elas têm até mesmo dubladoras oficiais (todas famosas entre os fãs de animes), que emprestam suas vozes em vídeos dos produtos.
Como se isso ainda não bastasse, a Microsoft criou toda uma linha de produtos para as mascotes. Isso inclui desde edições especiais de seus softwares e acessórios tematizados com as garotas até presilhas, broches, pôsteres, brincos, pulseiras, canecas... Tudo isso, é claro, vendido nas lojas de Akihabara, a grande Meca dos Otakus, gerando as enormes filas que você pode ver na galeria acima, trazida pelo site Crunchyroll.

Intel e seus mascotes

Vale notar que a Microsoft pode ter sido a primeira a criar suas mascotes oficiais, mas parece que ela não é a única. Recentemente a Intel também entrou na brincadeira com um “concurso de personificação” online, que permitiu ao público enviar suas artes de OS-tans de alguns produtos com tecnologia Intel.
Confira as vencedoras na galeria abaixo:









































































































 

É claro que a ideia das OS-tans pode não ser tão difundida pelas grandes empresas, mas o conceito parece estar lentamente se expandindo. A chegada de novos softwares da Microsoft, aliás, prometem ainda mais mascotes surgindo, como no caso do Microsoft Edge e do já confirmado Windows 10.
Além disso, quem gostou da proposta pode conferir uma série de imagens não-oficiais das personificações através da internet. Afinal, a brincadeira é bastante difundida, então você dificilmente não vai achar uma OS-tan de seu sistema operacional ou software favorito.










Fonte: Tecmundo

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Yooooo belezura!?

    Nossa! Isso que eu chamo de investimento! Gézuis, esse povão asiático não perde tempo mesmo!

    Enfim, eu me lembro da febre que foi esse vídeo da internet explore. Brotou esse vídeo no meu facebook direto e todo mundo comentava. Mas, eu nunca imaginei que as coisas tivessem chegado a esse nível! Pensei que foi apenas um videozinho qualquer para quebrar a rotina. Aliás, até pensei que essa ideia de usar mascotes com estilo anime, tinha se esfriado, pois após esse vídeo do explore eu não vi mais nada.

    Entretanto, eis que minha pessoinha estava completamente enganada! Cara, até mesmo programas para personalizar essas criaturas tem! Gézuis, esses caras curtem fazer uma grana extra! Porém, tô sentindo falta de uns boy magia nessa história toda! Pô, só garotinha moe dá nesses bagulhos! O que custa colocarem uns homi para a mulherada!? U.U ~por softwares com boy magias gostosos \o/~

    Enfim, vou ficando por aqui

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua ajuda Hinata-chan, sou eternamente grato. Realmente, não custa nada agradar a "mulherada' de vez em quando.

      Excluir

// Copyright © Reino de Atena | Animes | Mangás | Japão //